Lifting Braquial - Cirurgia plástica dos braços
- drvhsa
- 21 de jan.
- 2 min de leitura
A cirurgia plástica dos braços é conhecida como braquioplastia ou lifting braquial.
O tratamento das lipodistrofias (acúmulo de gordura) dos braços pode ser realizado através da lipoaspiração. A associação de tecnologias (laser, Renuvion®, Bodytite®, ultrassom, etc, ainda não possuem a devida validação científica e envolvem riscos que devem ser esclarecidos pelo cirurgião).
Entretanto, quando há excesso ou flacidez da pele associado ao excesso de gordura (dermolipodistrofia), é necessária a realização da retirada desse excedente através da dermolipectomia de braço, que resulta em uma cicatriz na face medial do braço (prega do bíceps, de preferência), podendo se estender até as axilas.

Os principais fatores causadores desses excessos são: oscilações significativas de peso, envelhecimento, fatores hereditários e até lipedema.
As principais complicações relacionadas ao procedimento são:
Cicatrizes desfavoráveis,
Sangramento (hematoma),
Infecção,
Acúmulo de líquido (seroma),
Riscos anestésicos,
Necrose da pele,
Dormência ou demais alterações de sensibilidade da pele,
Despigmentação da pele e/ou inchaço prolongado,
Assimetria,
Deiscência (abertura de uma ferida previamente fechada),
Necrose do tecido adiposo,
Danos em estruturas mais profundas tais como nervos, vasos sanguíneos, músculos e pulmões,
Dor, que pode perdurar,
Trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares,
Fios de sutura podem espontaneamente emergir na pele, tornando-se visíveis ou causar irritação que exijam sua remoção,
Possibilidade de novo procedimento cirúrgico.
A avaliação pré-operatória com exame físico, exames laboratoriais e avaliações de outras especialidades médicas quando necessário (Cardiologista, por exemplo) são primordiais na realização de um procedimento seguro.
A conscientização do paciente sobre as assimetrias dos braços, também é imprescindível.
Veja também as orientações pós-operatórias.
Todos os riscos e benefícios devem ser discutidos com seu médico antes da decisão pela realização da cirurgia.
O conteúdo descrito acima não tem como objetivo substituir a consulta médica, mas sim oferecer informações coerentes, éticas e verificáveis aos indivíduos que tenham algum interesse em Cirurgia Plástica.
Procure sempre um Cirurgião Plástico habilitado e devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br) e no Conselho Regional de Medicina de seu Estado (CRM), com seu respectivo registro de especialidade (RQE).
Bibliografia:
1- Mélega JM. Mélega - Cirurgia Plástica Fundamentos e Arte - Volume: Cirurgia Estética. Capítulos 49. Páginas 709-726. Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, Brasil, 2003.
2- Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Lifting Braquial. Disponível em URL: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/contorno-corporal/lifting-de-braco/
Acesso em 19/01/26.
3- American Society of Plastic Surgeons. Arm Lift. Disponível em URL: http://www.plasticsurgery.org/cosmetic-procedures/arm-lift
.png)



Comentários