top of page
Buscar

Toxina Botulínica

  • drvhsa
  • 21 de jan.
  • 3 min de leitura

Toxina Botulínica
imagem de referência

As toxinas botulínicas do tipo A e do tipo B são substâncias purificadas, produzidas por uma bactéria. A injeção dessa substância bloqueia os sinais nervosos musculares, paralisando e enfraquecendo os músculos, de modo que não se contraiam, diminuindo as rugas faciais indesejadas.


Existem algumas marcas registradas de toxina botulínica. As mais conceituadas no mercado são: BotoxⓇ (Allergan), DysportⓇ (Galderma) e XeominⓇ (Merz).


Esse tratamento tem como objetivo atenuar as chamadas "linhas de expressão" mantendo parte dos movimentos da mímica facial. A principal região tratada é o terço superior da face: Fronte (testa), Glabela (região entre os supercílios), Peri-orbital (conhecida como "pés-de galinha") e dorso do nariz. Em pacientes do sexo feminino, podemos também promover uma discreta elevação da cauda do supercílio (sobrancelha).


Podemos ainda indicar esse tratamento para hiperidrose axilar (sudorese excessiva nas axilas), paralisia facial (diminuir os movimentos do lado normal, buscando a simetria da face), rugas no pescoço, cefaléia, espasmos, entre outros.


A toxina botulínica geralmente não é utilizada na região dos lábios.

O efeito da aplicação começa por volta de 48 a 72 horas, atingindo seu pico entre 7 e 14 dias. Esse efeito se mantém por volta de 3 a 4 meses, quando sua eficácia começa a diminuir. A reaplicação pode ser realizada após 4 a 6 meses, mas a decisão do melhor momento cabe ao paciente.


Você pode retomar as atividades normais imediatamente. Não deve se expor ao sol nem realizar atividades físicas no mesmo dia, após a aplicação. Importante: não esfregue ou massageie as áreas tratadas, pois pode causar a migração da toxina botulínica para outra área do seu rosto. Se isto acontecer, pode ocorrer fraqueza facial temporária ou ptose palpebral (queda da pálpebra). Embora seja geralmente segura, efeitos colaterais e complicações podem ocorrer:


  • Hematomas e dor no local da injeção,


  • Vermelhidão,


  • Dor de cabeça,


  • Sintomas gripais,


  • Náuseas,

  • Fraqueza temporária facial, 

  • Ptose (queda) palpebral,

  • Assimetrias,

  • Muito raramente, a toxina pode se espalhar para além da área de tratamento, podendo causar sinais e sintomas de botulismo tais como problemas respiratórios, dificuldade de deglutição, fraqueza muscular e fala arrastada - sintomas geralmente associados à injeção intra-vascular.


A conscientização do paciente sobre as assimetrias faciais prévias ao procedimento, também é imprescindível.


Veja também as orientações pós-procedimento. 


Todos os riscos e benefícios devem ser discutidos com seu médico antes da decisão pela realização do procedimento.


O conteúdo descrito acima não tem como objetivo substituir a consulta médica, mas sim oferecer informações coerentes, éticas e verificáveis aos indivíduos que tenham algum interesse em Cirurgia Plástica.


Procure sempre um Cirurgião Plástico habilitado e devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br) e no Conselho Regional de Medicina de seu Estado (CRM), com seu devido registro de especialidade (RQE).  


Bibliografia:

1- Goldman A. Rejuvenescimento Facial: Métodos Auxiliares - Procedimentos de Redução da Atividade Muscular da Face - Parte A: Toxina Botulínica em Cirurgia Plástica. Em: Mélega - Cirurgia Plástica Fundamentos e Arte - Volume: Cirurgia Estética. Capítulo 18.Páginas 251-57. Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, Brasil, 2003.

2- Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Rinoplastia. Disponível em URL: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/minimamente-invasivos/toxina-botulinica/

Acesso em 19/01/26.

3- American Society of Plastic Surgeons. Botulinum Toxin. Disponível em URL: http://www.plasticsurgery.org/cosmetic-procedures/botulinum-toxin

Acesso em 19/01/26.

4- Sa, VHLC, Elias PE, Pereira Filho GV, Chehter EZ. Tratamento da face de mulheres com toxina botulínica do tipo A: revisão de 7 anos. Rev Bras Cir Plast. 2023, 38.  http://www.dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2023RBCP0699-EN

Acesso em 19/01/26.


 
 
 

Comentários


Edifício Faria Lima 4300, Rua Elvira Ferraz, 250 cj. 309 - Vila Olímpia - SP

Tel: 011-3456-7890

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Youtube
bottom of page