Lipoaspiração
- drvhsa
- 21 de jan.
- 3 min de leitura
A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico realizado para remodelar áreas específicas do corpo em que o paciente apresenta lipodistrofia (acúmulo de gordura localizada).
Essas alterações ocorrem por falta de controle de peso, alterações genéticas ou falta de atividade física. Não se trata de um procedimento para redução do peso, mas sim para tentativa de melhora do contorno corporal.
Podem ser tratadas diversas regiões do corpo: flancos, dorso, abdome, face interna das coxas, culotes, braços e pescoço. O tratamento de diversas regiões aumenta o tempo cirúrgico e, consequentemente, os riscos cirúrgicos, o que deve ser muito bem planejado com seu médico.
Lipoaspiração de alta definição, HD, ou qualquer outro nome que passe a impressão de ganho de massa muscular ou mesmo de “definição muscular”, demanda de uma avaliação individualizada e deve ser muito bem discutida com seu cirurgião, especialmente pelo risco de irregularidades e até necrose da pele.
A associação de tecnologias (laser, Renuvion®, Bodytite®, ultrassom, etc) ainda não possuem a devida validação científica e envolvem riscos que devem ser esclarecidos pelo cirurgião.
O uso da gordura para aumento de algumas regiões do corpo como glúteos (bumbum), músculos abdominais, etc, recebe o nome de lipoenxertia. É um procedimento passível de realização em casos específicos.
O paciente candidato ao procedimento é aquele que encontra-se em seu peso ideal (avaliado através do Índice de Massa Corpórea - IMC = peso / altura2).

Por se tratar de um procedimento cirúrgico, necessita de uma avaliação pré-operatória, internação hospitalar para sua realização, anestesia e todos os demais cuidados pertinentes a uma cirurgia. A avaliação pré-operatória com exame físico, exames laboratoriais e avaliações de outras especialidades médicas, quando necessário (Cardiologista, por exemplo), são primordiais na realização de um procedimento seguro.
Durante o procedimento pode ser utilizada uma solução para infiltração dos tecidos visando diminuição do sangramento e da dor pós-operatória.
A lipoaspiração pode ser realizada isoladamente ou associada a outros procedimentos cirúrgicos, como a abdominoplastia, lifting facial, etc.
Os principais riscos relacionados ao procedimento são:
Cicatrizes desfavoráveis,
Sangramento (hematoma),
Infecção,
Acúmulo de líquido (seroma),
Má cicatrização,
Necrose da pele,
Dormência ou outras alterações na sensibilidade da pele,
Riscos anestésicos,
Despigmentação da pele e/ou inchaço prolongado,
Necrose do tecido adiposo (necrose da gordura),
Deiscência (abertura de uma ferida previamente fechada),
Assimetria,
Dor, que pode perdurar,
Fios de sutura podem espontaneamente emergir na pele, tornando-se visíveis ou causam irritação que exijam sua remoção,
Trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares,
Inchaço persistente nas pernas,
Possibilidade de novo procedimento cirúrgico,
A conscientização do paciente sobre as assimetrias corporais, também é imprescindível.
Veja também as orientações pós-operatórias.
Todos os riscos e benefícios devem ser discutidos com seu médico antes da decisão pela realização da cirurgia.
O conteúdo descrito acima não tem como objetivo substituir a consulta médica, mas sim oferecer informações coerentes, éticas e verificáveis aos indivíduos que tenham algum interesse em Cirurgia Plástica.
Procure sempre um Cirurgião Plástico habilitado e devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br) e no Conselho Regional de Medicina de seu Estado (CRM), com seu respectivo registro de especialidade (RQE).
Bibliografia:
1- Mélega JM. Mélega - Cirurgia Plástica Fundamentos e Arte - Volume: Cirurgia Estética. Capítulos 1-9. Páginas 1-104. Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, Brasil, 2003.
2- Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Lipoaspiração. Disponível em URL: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/lipoaspiracao/
Acesso em 19/01/26.
3- American Society of Plastic Surgeons. Liposuction. Disponível em URL: https://www.plasticsurgery.org/cosmetic-procedures/liposuction
.png)



Comentários