Mamoplastia Redutora
- drvhsa
- 21 de jan.
- 3 min de leitura
A cirurgia plástica das mamas que tem como objetivo modificar a forma, o volume e a posição das mamas no tórax é chamada de mamoplastia redutora. Nos casos em que não há necessidade de redução do volume mamário, somente do excedente cutâneo e reposicionamento das mamas, recebe o nome de mastopexia. Pode ser realizada com ou sem a inclusão dos implantes mamários de silicone. Esses procedimentos são agrupados pois têm a cicatriz resultante geralmente em T invertido (cicatriz peri-areolar, vertical e horizontal) - figura abaixo.

Atualmente dispomos de diversas técnicas para sua realização. O cirurgião optará pela técnica que considerar mais adequada para cada paciente.
A paciente geralmente sai do centro cirúrgico utilizando uma malha elástica compressiva (sutiã cirúrgico).
Nos casos de colocação do implante mamário de silicone, ocorrerá a formação de um tecido cicatricial ao seu redor, que chamamos de cápsula. Essa cápsula segue sendo estimulada pelo implante ao longo dos anos e pode se tornar espessa, levando a uma deformidade da mama que pode até causar dor. Quando isso ocorre, chamamos de contratura capsular e indicamos a troca do implante, com retirada parcial ou total da cápsula. Não são todas as pacientes que evoluem dessa forma, mas devem ser orientadas sobre essa possibilidade. A contratura capsular pode acontecer precocemente ou mesmo nunca ocorrer.
As possíveis complicações e riscos do procedimento cirúrgico são:
Cicatriz desfavorável,
Infecção,
Alterações de sensibilidade no mamilo ou na mama, que podem ser temporárias ou permanentes,
Riscos anestésicos,
Sangramento (hematoma),
Má cicatrização,
Contratura Capsular,
Contorno e forma da mama irregulares,
Descoloração da pele, alterações permanentes da pigmentação, inchaço e hematomas,
Danos em estruturas mais profundas tais como nervos, vasos sanguíneos, músculos e pulmões, podendo ocorrer de forma temporária ou permanente,
Assimetria de mama,
Acúmulo de líquido (seroma),
Rigidez excessiva do peito,
Possibilidade de incapacidade de amamentar,
Potencial de necrose da pele/tecido onde se encontram as incisões,
Possibilidade de necrose total ou parcial do mamilo e da aréola,
Trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares,
Dor, que pode perdurar,
Alergias à fita, à sutura, a colas, a produtos derivados do sangue, a medicações tópicas e injetáveis,
Necrose da pele,
Possibilidade de novo procedimento cirúrgico.
Os implantes mamários não prejudicam a mama, nem aumentam o risco de câncer. Pesquisas científicas realizadas por grupos independentes não relataram nenhuma relação comprovada entre implantes mamários e doenças autoimunes e sistêmicas.
A avaliação pré-operatória com exame físico, exames laboratoriais e avaliações de outras especialidades médicas quando necessário (Mastologista e Cardiologista, por exemplo) são primordiais na realização de um procedimento seguro.
A conscientização do paciente sobre as assimetrias mamárias, torácicas e de altura dos ombros também é imprescindível.
Veja também as orientações pós-operatórias.
Todos os riscos e benefícios devem ser discutidos com seu médico antes da decisão pela realização da cirurgia.
O conteúdo descrito acima não tem como objetivo substituir a consulta médica, mas sim oferecer informações coerentes, éticas e verificáveis aos indivíduos que tenham algum interesse em Cirurgia Plástica.
Procure sempre um Cirurgião Plástico habilitado e devidamente registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br) e no Conselho Regional de Medicina de seu Estado (CRM), com seu respectivo registro de especialidade (RQE).
Bibliografia:
1- Mélega JM. Mélega - Cirurgia Plástica Fundamentos e Arte - Volume: Cirurgia Estética. Capítulos 31-41. Páginas 435-608. Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, Brasil, 2003.
2- Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Mamoplastia Redutora. Disponível em URL: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/mama/
Acesso em 15/01/26.
3- American Society of Plastic Surgeons. Breast Lift. Disponível em URL: http://www.plasticsurgery.org/cosmetic-procedures/breast-augmentation
.png)



Comentários